No cenário empresarial atual, a preocupação com a saúde mental dos colaboradores tem se tornado uma prioridade crescente. A campanha do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, ganha especial relevância, e empresas como a operadora de internet, TV HD e telefonia Maxx estão adotando medidas proativas para abordar esta questão de forma mais efetiva.
A operadora Maxx recebeu em sua sede o psicólogo Luiz Almeida (@psicologoluizalmeida) para facilitar uma roda de conversa, integrando dinâmicas em grupo focadas na conscientização sobre saúde mental. Ele é autor da obra “Uma Mente Compulsiva – A História de quem viveu obsessivamente” que aborda questões como depressão, álcool, drogas, bipolaridade entre outras questões ligadas à saúde mental.
O evento voltado para colaboradores reuniu os profissionais da Maxx de diversas áreas em um espaço de diálogo aberto e seguro, onde puderam compartilhar experiências e aprender mais sobre os sinais de alerta de doenças da mente e as melhores formas de apoio.
Luiz Almeida, conhecido por seu trabalho em psicologia clínica com ênfase em compulsões e bipolaridade, enfatizou a importância de ambientes corporativos que promovam o bem-estar psicológico como uma eficaz medidad preventiva não apenas de casos de suicídios, mas de outros males da vida moderna e cada vez mais veloz:
“É fundamental que aconteçam em todas as empresas mais iniciativas como essa, que permitam que os colaboradores se sintam mais apoiados e compreendidos, reduzindo o estigma associado à discussão sobre saúde mental. Eu abordei as questões como compulsão e dependências químicas, que são as principais causas que levam ao suicídio. E precisamos falar abertamente sobre essas questões, principalmente no ambiente corporativo que é onde existem as maiores pressões por resultados” enfatizou Luiz Almeida.
Ele fez um alerta também sobre uma forma de compulsão que mais tem crescido entre os jovens e adultos, que é o vício em jogos. “Cerca de 7 milhões de brasileiros hoje estão endividados por causa das apostas e isso adoece muito as pessoas” alertou ele.
Especialistas em saúde mental apontam que o suicídio é muitas vezes o resultado de uma série de fatores que podem ser mitigados com o suporte adequado. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700.000 pessoas morrem por suicídio a cada ano no mundo, o que faz da prevenção uma urgência global. No Brasil, dados do SUS revelam que, ao longo de 2023 foram registradas 11. 502 internações relacionadas a lesões decorrentes de ações suicidas.
“Ao ver um amigo ou parente com algum sinal pré – suicídio, como por exemplo muitas falas negativas ou autodepreciativa e isolamento social, é preciso acolher e amparar essa pessoa, mas nunca criticar. Oferece ajuda apenas ouvindo com muita empatia, isso é o melhor a fazer. E ouvir a pessoa, sem julgamentos. Lembrando que também existem apoios especializados junto a entidades como o CVV (Centro de Valorização da Vida) que presta atendimento gratuito 24h, através do telefone 188” explicou o psicólogo.
Ao investir no bem-estar dos colaboradores, as empresas não só previnem possíveis crises, como também promovem um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. A analista de RH da Operadora Maxx Sara Belo aprovou a campanha do Setembro Amarelo, que trouxe até a Maxx esse momento de refelexão e acolhimento coletivo com o psicólogo Luiz Almeida:
“Esse tema ainda é tabu na nossa sociedade, por isso essa roda de conversa é muito importante. E aqui na Maxx esse momento serviu acima de tudo para a conscientização de nossos colaboradores; que saíram do evento com uma nova visão sobre saúde mental, e inclusive mais incentivados a serem também observadores e mais empáticos com seus familiares e amigos. Estamos todos e todas melhor preparados agora para cuidar da nossa saúde metal e de quem está próximo de nós também” resumiu a analista de RH da Maxx.