Cerca de 650 objetos esquecidos nos aeroportos de Imperatriz e São Luís, administrados pela Motiva, foram doados para as Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) das duas cidades. No dia a dia dos terminais, é comum que passageiros esqueçam objetos pessoais, como óculos, livros, fones de ouvido, roupas e até itens de mobilidade.
Em Imperatriz, foram entregues cerca de 350 itens, enquanto em São Luís a doação reuniu mais de 300 objetos.
Todos os itens permaneceram guardados por mais de 90 dias, prazo máximo para que os donos pudessem buscá-los. Como o responsável não buscou, os objetos foram destinados a quem pode dar um novo significado a eles. A iniciativa reforça o compromisso social da Motiva e mostra como atitudes simples podem gerar um impacto real na vida das pessoas.
O gerente do Aeroporto de Imperatriz, Walteuner Mendonça, explica que a ação tem um valor especial. “É muito gratificante saber que esses objetos, que um dia foram esquecidos, agora vão contribuir para o trabalho da Apae e ajudar tantas famílias que dependem da entidade. É uma forma de retribuir em solidariedade”, afirma.
Para o gerente do Aeroporto de São Luís, Marcelo Angelim, a doação reforça o compromisso dos terminais com instituições sérias e comprometidas com a população maranhense. Ele também orienta os passageiros a redobrar a atenção ao viajar. “Aproveitamos também para reforçar que, ao perceber qualquer esquecimento, o passageiro deve procurar imediatamente a sala de Perdidos e Achados do aeroporto que funciona todos os dias, durante horário administrativo. É um processo que busca garantir a segurança de todos que passam pelo aeroporto”, completa.
Procedimentos para Achados e Perdidos
Caso um passageiro encontre ou esqueça um objeto nos aeroportos de Imperatriz e São Luís, o processo de devolução é simples. Para quem encontra algum objeto esquecido, acionar um agente do aeroporto é o primeiro passo para garantir a entrega segura. Já para quem perdeu um item, é necessário informar o máximo de características do objeto possível. Após a comprovação da veracidade, documentos pessoais são solicitados para registro no formulário de devolução, facilitando o processo de retirada.
Os objetos esquecidos ficam sob cuidados do aeroporto por um período de 90 dias, oferecendo aos passageiros tempo suficiente para entrar em contato e recuperar seus pertences. Para agilizar esse processo, a concessionária disponibiliza um canal de comunicação através do e-mail perdidoseachados.imp@grupoccr.com.br (Imperatriz) ou perdidoseachados.slz@grupoccr.com.br (São Luís) ou pelo telefone 0800-727-4720. As devoluções são realizadas entre 08h às 17h nos dias úteis.
