A Loteria Estadual do Maranhão, a Lotema, vai ser laçnada oficialmente nesta segunda-feira (22) em evento no Palácio dos Leões. Parte do que for arrecadado com a loteria vai ser investido em diversas áreas.
Segundo o Governo do Estado, os recursos gerados serão destinados ao financiamento da seguridade social estadual; às políticas públicas para a infância e juventude; à prevenção e combate a desastres e calamidades públicas; educação; entidades desportivas; fomento de projetos de esporte amador; e programas de desenvolvimento de parcerias público-privadas do Maranhão, segundo o Decreto nº 38.763, de 6 de dezembro de 2023, que altera o Decreto n° 36.453, de 30 de dezembro de 2020, que regulamenta a Lei nº 11.389, de 21 de dezembro de 2020.
Entre os convidados para o lançamento, dirigentes de Moto, Sampaio e Maranhão, entre outros, devem ser chamados, uma vez que o futebol profissional também deve ter participação nesses recursos gerados a partir da loteria.
A estimativa do Governo do Estado é que, no primeiro ano de funcionamento, o repasse financeiro para os investimentos em políticas públicas ultrapasse os R$ 31 milhões de reais e que no mesmo período, a Loteria movimente a cadeia de jogos, gerando mais de 50 mil empregos diretos e indiretos, conforme perspectiva das empresas concessionárias credenciadas para o serviço.
Neste primeiro momento, a Lotema, por meio das empresas concessionárias, ofertará quatro modalidades de jogos ao público, sendo eles o Prognóstico Número, Prognóstico Específico, Loteria Instantânea e Apostas de Quota Fixa.
A Loteria Estadual do Maranhão (Lotema) é um serviço público gerenciado e fiscalizado pelo Governo do Estado, por meio da Maranhão Parcerias (Mapa), que visa a captação de recursos com o objetivo de apoiar as políticas públicas que beneficiarão os maranhenses, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.
Já era tempo da Gestão Pública lançar um olhar q possibilite fomentar nosso futebol, tão abaixo do nível médio dos outros estados.