Você sabia que, além de prever o futuro, Os Simpsons também já ajudou a salvar as vidas de duas crianças?
O 17º episódio da 3ª temporada, Homer at the Bat, é um dos capítulos mais lembrados da série, tanto pelas estrelas convidadas, quanto pela história por trás da mudança de trama de última hora. Mas ele também ficou marcado por ajudar a evitar que duas crianças morressem de asfixia – e tudo graças a um cartaz no quadro de avisos da usina nuclear de Springfield.
No episódio em questão, há um momento em que Homer se acidenta com uma rosquinha: ele começa a engasgar na frente de Lenny e Karl, que não fazem nada porque, aparentemente, isso acontece com frequência.
Com total indiferença, Lenny percebe que pode haver algum guia de primeiros socorros no quadro de avisos, mas sua atenção é desviada pelo anúncio da formação de um time de beisebol. Em certo ponto, atrás de Lenny, vemos um pôster sobre como realizar a manobra de Heimlich, usada em casos de sufocamento por alimentos ou objetos sólidos.
O episódio evitou uma tragédia na família de Karen Bencze. A mulher revelou ao Orlando Sentinel que seu filho de 10 anos usou a manobra de Heimlich mostrada no pôster para ajudar o irmão que estava sufocando após se engasgar com uma laranja.
Posteriormente, Alex, um menino do Reino Unido, foi salvo na escola por seu colega de classe Aiden – que disse ao Sunday Express ter visto a façanha no pôster do episódio da série.