Cinco dias de folia, dois circuitos carnavalescos, 15 atrações nacionais e 192 artistas e grupos locais. O lançamento oficial da festa foi realizado nesta quinta-feira (1°), durante coletiva de imprensa na Casa do Maranhão, no Centro Histórico de São Luís, com a participação do governador Carlos Brandão. Um dos destaque éa terça-feira de carnaval com É O Tchan e Belo se apresentando no Circuito da Avenida Litorânea.
Ao lado de secretários estaduais, chefes das forças de segurança e de representantes dos poderes legislativos federal, estadual e municipal, o governador Carlos Brandão apresentou a jornalistas, detalhes da programação e os investimentos estaduais aplicados para garantir um festejo seguro, alegre e com ampla movimentação econômica e turística.
“O nosso carnaval é um verdadeiro investimento. Quando a gente faz o carnaval as pessoas se divertem, gera entretenimento, mas também gera emprego, gera renda e valoriza a nossa cultura. O nosso estado está ‘bem na fita’, está sendo muito divulgado. Não tenho dúvidas que esse vai ser o melhor Carnaval da história do Maranhão”, afirmou Carlos Brandão.
A programação oficial do Carnaval do Maranhão 2024 será aberta na sexta-feira, 9 de fevereiro, com show do artista Zé Vaqueiro, no circuito Litorânea, às 18h.
Após a abertura da programação, a festa no Circuito Litorânea continua ao longo dos dias 10, 11, 12 e 13, sempre a partir das 11h.
Já no Circuito Beira-Mar, a programação será aberta no sábado de Carnaval, seguindo com programação todos os dias, até a terça-feira gorda de Carnaval. Nos quatro dias de folia, a folia no Circuito Beira Mar começa sempre a partir das 17h.
O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, ilustrou à imprensa como será o layout dos dois circuitos de folia. Segundo o titular da Secma, os dois locais de festa contarão com arquibancadas, acessibilidade, banheiros, praça de alimentação, vilas food truck, espaço Mais Renda e postos da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).
Uma das novidades na edição deste ano, foi a concessão de áreas comerciais temporárias a empresas nos circuitos do Carnaval do Maranhão. As áreas cedidas integram o Circuito Litorânea; e o chamamento público foi realizado pela empresa estatal Maranhão Parceria (Mapa).
Os espaços são destinados a camarotes, onde as empresas vencedoras arcarão com todas as despesas: infraestrutura, operacionalização, incluindo a locação de equipamentos, mobilização, montagem, instalação, ambientação, operação, desmontagem, desmobilização, fornecimento de insumos e mão de obra, entre outros, durante todo o período do evento.
“É a iniciativa privada entrando de vez, junto com o Governo do Estado, para fazermos um carnaval grandioso. Com muito mais forças a gente consegue fortalecer a nossa cultura”, frisou Yuri Arruda.
A estratégia já é executada em cidades como Olinda (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), e tem foco na oferta de novos serviços e também na captação de recursos que serão investidos na aquisição de equipamentos destinados a uma Policlicina que será inaugurada em São Luís.
“O carnaval também está salvando vidas. A gente cede o espaço e a iniciativa privada vende os ingressos e vai destinar parte dos recursos para que a gente faça aplicação na saúde”, explicou o governador.
Cachês antecipados para blocos alternativos e escolas de samba
Durante o ato de lançamento, Carlos Brandão fez a entrega simbólica dos cachês destinados aos blocos tradicionais e escolas de samba de São Luís. Ao todo, foram pagos de forma antecipada R$ 900 mil para blocos alternativos e R$ 2,5 milhões para as escolas de samba do carnaval maranhense.
“Os blocos tradicionais e escolas de samba já receberam os seus cachês, e os demais artistas serão pagos até o fim do evento. Conto com a participação de vocês nessa festa que será inesquecível, com alegria, diversidade e geração de emprego e renda! Viva Carnaval do Maranhão”, celebrou Brandão.
Mais dados sobre o Carnaval 2024
Turismo
Para o Carnaval do Maranhão 2024, Estão programados 29 voos a mais com destino aos aeroportos maranhenses de São Luís e Imperatriz, entre os dias 9 e 16 de fevereiro de 2024.
Somente o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, está preparado para receber mais de 25 mil passageiros durante o Carnaval 2024. Os dados representam um crescimento significativo de 10% no número de passageiros no aeroporto em relação ao ano anterior.
A expectativa é que o aumento no número de turistas impacte no movimento de bares, restaurantes, e transporte privado como táxi e por aplicativo, com aumento no faturamento desses estabelecimentos e de profissionais durante a festa.
Geração de renda
Não é apenas a cadeia turística que deve ter faturamento extra durante o Carnaval 2024. Os beneficiários do Mais Renda e Minha Renda, programas de inclusão sócioprodutiva do Governo do Maranhão, também devem conseguir renda extra.
No Circuito Beira-Mar os beneficiários do programa estarão em uma praça de alimentação montada exclusivamente para eles. Já na Avenida Litorânea eles estarão distribuídos ao longo do circuito.
Os beneficiários dos dois programas recebem kits de negócio composto por fardamento oficial, utensílios e equipamentos, como carrinhos adequados. Tudo devidamente identificado para facilitar a localização pelos foliões.
Nos circuitos eles estarão comercializando bebidas, lanches e alimentos refrigerados ou preparados na hora. A expectativa é que cerca de 5.724 pessoas que já foram contempladas com o Mais Renda, desde o início do programa, lançado em 2015, desenvolvam as atividades comerciais no período carnavalesco em todo o estado.
Já o Minha Renda, lançado no ano passado, já beneficiou 1.500 pessoas. A expectativa é que cerca de 3 mil beneficiários estejam em atividade em todo o estado nos próximos meses, garantindo mais renda para as famílias maranhenses nesse período de grande circulação econômica.
Segurança
Um esquema especial de segurança foi montado para o Carnaval 2024. Nos cinco dias de festa haverá a atuação integrada entre as polícias Civil e Militar, Centro Tático Aéreo (CTA), e Corpo de Bombeiros.
Um total de 7 mil policiais atuarão em todo o Maranhão. Em São Luís, um efetivo de 600 agentes e 200 viaturas atuarão diariamente nos circuitos. Haverá ainda reforço nos plantões ordinários e extradionários nas delegacias de Polícia Civil na capital e interior.
Um efetivo de 250 policiais civis atuará também em unidades móveis e pontos estratégicos nos circuitos da capital maranhense. Viaturas, drones e bombeiros militares a pé reforçaram a segurança no Circuito Beira-Mar. Já no Circuito Litorânea a segurança contará ainda com o apoio de cinco viaturas, dois quadriciclos, duas motos-aquáticas, dois botes infláveis, drone, guarda-vidas e bombeiros militares a pé.
Em caso de emergência, a população poderá acionar o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) por meio do telefone 190. O serviço direciona ocorrências para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, especificamente em São Luís, também pode ser acionada a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Confira a programação:
SEXTA-FEIRA (09/02)
Circuito Litorânea
- Zé Vaqueiro
SÁBADO (10/02)
Circuito Litorânea
- Matheus e Kauan
- Eric Land
Circuito Beira-mar
- Tierry
DOMINGO (11/02)
Circuito Litorânea
- Chiclete com Banana
- Circuito Beira-Mar
- Flávia Bittencourt recebe Àttooxxá
- Zeca Baleiro
- Wesley Safadão
SEGUNDA-FEIRA (12/02)
Circuito Litorânea
- Jonas Esticado
- Cláudia Leitte
Circuito Beira-Mar
- Lauana Prado
- Matraca Elétrica
TERÇA-FEIRA (13/02)
Circuito Litorânea
- É o Tchan
- Belo
Circuito Beira-Mar
- Geraldo Azevedo
Em todos os dias haverá apresentações de artistas locais nos dois circuitos da folia. A programação será anunciada previamente.