O Conselho Deliberativo tem, entre outras obrigações, fiscalizar as ações do Conselho Diretor, que é a diretoria propriamente dita. Qualquer ação fora da rotina deve imediatamente ser interrompida, se for o caso, ou pelo menos acompanhada de perto. Então cadê o Conselho Deliberativo do Moto Club neste começo de ano?
O presidente do clube, Célio Sérgio, está sendo apontado pela Federação Maranhense de Futebol (FMF) como fraudador de uma ação simples, na qual deveria pagar uma taxa de R$ 1.500. Falei com o presidente e ele disse que foi um erro de transação bancária, mas a FMF em um levantamento oficial, informou que o presidente do clube agendou o pagamento, o dinheiro não caiu na conta de destino como deveria, e ele usou o comprovante do agendamento e anexou ao processo que o Moto deu entrada no Tribunal de Justiça Desportiva (TDJ) garantindo o pagamento. Eis a questão.
No fim das contas, o Moto, que está se preparando para o Campeonato Maranhense, tem dois amistosos marcados (Santa Quitéria e MAC), chegou até a ser procurado por uma empresa para alinhar um patrocínio para 2018, tem que dividir seu noticiário com um problema que o próprio clube criou. Incrível! E o pior, sem a menor necessidade, pois o que o Moto queria era que o TJD julgasse um pedido de mudança de mandos de campo na tabela do Estadual.
Concordo que a fórmula de disputa da FMF é ruim, pois sempre vai colocar times, nesta primeira fase, em vantagem quanto a mandos de campo em relação a outros. Tinha fórmula melhor e mais simples de ser feita e que não precisaria ter dezenas de justificativas para ser entendida por todos, mas daí a você dizer que é ilegal a tabela e contestá-la na justiça desportiva? Desequilibrada ela é, ilegal nunca. Então pra que perder tempo e dinheiro com isso? Coisas do Moto.
Agora, diante de tudo isso, fica aqui a cobrança para o presidente do Conselho Deliberativo do Moto, Cursino Raposo, que convoque em caráter de urgência uma assembleia entre os conselheiros para resolverem essa questão interna. O clube não pode ser penalizado e os erros de uns e a omissão de outros não são condizentes com o Moto Club. Ficamos no aguardo…