A Mangueira vai homenagear um dos grandes nomes da escola e da arte brasileira, a maranhense Alcione. A escola do Rio de Janeiro mostrou um pouco do que deve levar pra avenida e agradou os maranhenses com as homenagens ao Bumba Meu Boi, sempre cantado e defendido por Alcione.
Abaixo, o texto da escola, a imagem divulgada e o samba em homenagem a Alcione deste carnaval de 2024.
Bumba Notícias (@bumba.noticias) • fotos e vídeos do Instagram
Hoje mostramos um pouquinho do que a Estação Primeira está preparando pro carnaval 2024. Parabenizamos e agradecemos todos os trabalhadores que fazem dos sonhos dos carnavalescos — Guilherme Estevão e Annik Salmon — realidade.
Carro 2: ARRAIÁS MARANHANSES: FUNDAMENTOS DE UM AMANHÃ POPULAR
Os arraiás são as festas mais tradicionais do Maranhão. Alcione costumava ir com toda a sua família a essas festividades e hoje é uma das atrações desses eventos que ocorrem por todo o estado. São essas manifestações culturais que contribuíram e formaram o seu amanhã como cantora enquanto artista popular.
Destacando especialmente na alegoria a prática do bumba meu boi, que é uma manifestação cultural central dessa festa através de diversos personagens que estão presentes nesse carro, como por exemplo, com caboclos de pena e os mestres dos bumba meu boi.
Os bordados no couro dos bois, nas indumentárias dos diversos personagens, assim como as fitas de cetim, a xiita e as bandeirinhas fazem referência a artesania do Maranhão. Esta presente também na alegoria a arte do maranhense Wal Paixão, através dos brasões na lateral e na frente do carro.
Fazendo ainda referência a arquitetura maranhense através da azulejaria presente nos casarões históricos da cidade de São Luiz e ao Tambor de Crioula, outra também importante manifestação cultural maranhense.