A abertura da edição de 15 anos um dos principais festivais de cinema do Maranhão, o Maranhão na Tela, acontece dia 04 de setembro, a partir das 19h30, no Kinoplex Golden – Golden Shopping Calhau, com a exibição de “Tire 5 Cartas”. O filme, que é protagonizado por Lilia Cabral e foi produzido por Joaquim Haickel e Elisa Tolomelli, contará com exibição simultânea em duas salas, num total de quase 600 lugares, destinados ao público que está ávido para assistir o maior longa-metragem já realizado no Maranhão.
A programação completa do Festival conta com mais de 250 filmes organizados em 05 mostras, que incluem 173 animações realizadas por estudantes dos cinco continentes, 72 filmes maranhenses exibidos em categorias competitivas e informativas, 05 longas-metragens em pré-estreias com presença confirmada de diretores e elenco e 04 curtas-metragens nacionais também inéditos no Maranhão. Uma verdadeira maratona cinematográfica que também inclui a realização de uma masterclass, além de 10 debates e 03 sessões exclusivas para acessibilidade.
Os homenageados desta edição comemorativa são a atriz Dira Paes e o poeta Celso Borges, falecido em abril deste ano. A atriz será homenageada no dia 05 de setembro com a exibição especial do filme “Pureza”, num momento especial no qual acontecerá seu encontro com Dona Pureza Lopes Loyola e o diretor do filme, Renato Barbieri. Dira Paes também irá ministrar uma masterclass, destacando etapas fundamentais da sua consagrada carreira como atriz.
A homenagem a Celso Borges será no dia 09, com a estreia de “Miguel Damus” e “José”, dois longas-metragens inéditos, dirigidos pelo poeta, juntamente com Beto Matuck e com produção de Joaquim Haickel. A homenagem também terá a exibição do videoclipe da música “São Luís – Havana”, composta por Celso em parceria com a dupla Criolina, e do documentário “Nenhuma das Respostas Anteriores”, ambos produzidos exclusivamente para homenageá-lo.
Depois de um hiato de três anos, realizando apenas ações pontuais em decorrência da pandemia, o Maranhão na Tela volta ao formato presencial graças ao patrocínio exclusivo do Instituto Cultural Vale – ICV, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do MinC – Incluir aspas ICV
A cineasta Mavi Simão, idealizadora e realizadora do Festival, comemora sua volta ao seu formato presencial e destaca incentivo. “É lindo perceber como a volta do Maranhão na Tela ao seu formato original era aguardada. Voltamos ao páreo da realização do sonho de contribuir para transformar o Maranhão numa potência cinematográfica. Por isso que é sempre tão importante reconhecer e agradecer ao patrocinador, pois sem esse investimento do Instituto Cultural Vale, simplesmente não estaria acontecendo”, disse Mavi.
Atividades formativas
Justamente pelo foco que o Maranhão na Tela tem no fomento, as atividades formativas sempre foram uma grande prioridade, pois o festival acredita que o conhecimento é um investimento que fica e se multiplica. E as ações formativas desta edição de 15 anos contam com a realização de 05 cursos teóricos, 02 oficinas práticas e 01 masterclass com a Dira Paes.
Os cursos teóricos, todos direcionados a Lei Paulo Gustavo, já tiveram a primeira etapa realizada, quando foram oferecidos os cursos de Legislação e de Gestão de Projetos. A próxima etapa acontecerá tão logo os editais da LPG sejam lançados no Maranhão, pois eles serão direcionados ao detalhamento das inscrições em todas as linhas direcionadas ao audiovisual, numa ação que é fruto da parceria com o SEBRAE Maranhão.
Sobre as oficinas práticas, a primeira é de produção de videoclipes e a segunda de produção de documentários, as duas tendo como tema a vida e obra de Celso Borges, um dos homenageados deste ano. São 34 alunos que foram selecionados previamente, a partir de uma parceria com o IEMA – Unidade Vocacional Escola de Cinema. As aulas teóricas se realizaram de 01 a 12 de agosto e gravações de 16 a 18. As duas oficinas apresentarão como resultado um videoclipe e um documentário sobre o poeta maranhense.
Para Keyci Martins, cineasta e escritora, as oficinas têm relevância para o incentivo à produção e estruturação do cinema em nosso estado. “As oficinas são muito importantes para a formação audiovisual do Maranhão. Juntando teoria e prática, conseguimos mostrar todas as etapas que culminarão em dois filmes que, sem dúvida, serão muito interessantes”, falou Keyci.
Acessibilidade
O Festival Maranhão na Tela sempre se preocupou com a democratização do acesso da população que, muitas vezes é obrigada a viver em condições de desvantagem, devido a barreiras físicas e sociais existentes na sociedade, que impedem a sua participação plena. Nesse sentido, serão promovidas 03 exibições, sendo uma exclusiva para surdos, uma para autistas e a terceira para cegos e os cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida também terão 10 espaços fixos nas salas de exibição para qualquer sessão.
“Sabemos que ainda há um caminho longo a ser percorrido para chegarmos à plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade brasileira. Mas saber que um festival de cinema no Maranhão tem essa preocupação, esse cuidado, já nos acende uma luzinha verde nesse túnel. A pessoa com deficiência é um cidadão como outro qualquer, que paga seus impostos e têm direitos. O que deveria ser regra, é exceção. De qualquer forma, obrigado Maranhão na Tela, por olhar por nós, com o perdão do trocadilho”, declarou, bem humorada, Maria de Jesus Ribeiro, cega de nascença.
O filme da abertura
O filme Tire 5 Cartas é estrelado por Lília Cabral, Stepan Nercessian e grande elenco, dirigido por Diego Freitas e realizado pela Guarnicê Produções e pela EH! Filmes. Grande parte do elenco estará presente à pré-estreia no dia 04, na abertura do festival, e terá um bate-papo com ao final da exibição. A película tem distribuição nacional da Vinny Filmes e EH! Filmes Distribuidora.
O filme tem as participações especiais de Alcione e Sidney Magal, além das influencers Thaynara OG e Mathy Lemos. Fazem parte do elenco, ainda, vários atores e atrizes maranhenses, como Áurea Maranhão, César Boaes, Claudiana Cotrim, Deo Garcez, Al Danúsio, Xyco Pedrosa, Tássia Dhur, dentre outros. A ideia original e o roteiro são de Joaquim Haickel, que contou com a colaboração de Gustavo Pinheiro, Melina Dalboni,Diego Freitas, Giulia Bertolli e Julia Antuerpe.
O enredo nos mostra Fátima (Lília Cabral), uma taróloga que enrola seus clientes com a ajuda de seu marido, Lindoval (Stepan Nercessian). Sua sorte muda quando um valioso anel roubado cruza o seu caminho. Decidida a ficar com o anel, Fátima foge dos bandidos e vai para sua terra natal, São Luís do Maranhão, embarcando numa aventura para lá de engraçada e emocionante. Tire 5 Cartas foi totalmente produzido e rodado em São Luís.
MARANHÃO NA TELA 15 ANOS
De 04 a 09 de setembro
Kinoplex Golden – Golden Shopping – Calhau e Teatro da Cidade (Roxy)
Realização: Mil Ciclo Filmes
Patrocínio: Instituto Cultura Vale – ICV, Ministério da Cultura – MinC
Todas as atividades têm acesso gratuito
Mais informações: http://www.maranhaonatela.com.br /