Por Gil Porto (Planeta Esportivo)
Essa é uma boa resposta para a CBF e os clubes do Nordeste. Para se ter uma ideia, no início do mês de outubro apenas sete times da região estão em atividade disputando o Campeonato Brasileiro. Sendo que, o Botafogo encerrará a sua participação na temporada neste sábado na Série C. Após essa data, apenas Fortaleza, Bahia e Vitória, na Série A, Sport, Ceará e CRB, na Série B, continuarão jogando em 2024.
Dos 16 times que disputaram a fase de grupos da Copa Nordeste deste ano, nove estão parados há muito tempo. Além disso, outras 11 equipes participaram da Pré-Copa do Nordeste e também estão sem jogar profissionalmente na atual temporada.
A situação piora quando incluímos os clubes que irão jogar a Pré-Copa do Nordeste do próximo ano. Dos 16 times apenas o Botafogo segue ativo no momento, mas apenas até este fim de semana.
Já a fase de grupos da competição regional tem até agora 12 times definidos, sendo que, apenas os três da Série A e mais os três da Série B jogarão até o fim da temporada. Então, a outra metade também poderia ter uma atividade no momento.
Mas a paralisação de uma ampla maioria não se limita apenas para os clubes nordestinos. O Norte também poderia adotar a mesma norma com a realização da Copa Verde no segundo semestre. Assim, outras regiões também poderiam criar ou recriar as suas competições entre estados.
Segundo um levantamento realizado em 2018 pelo site Lance, praticamente 90% dos clubes registrados na CBF jogam em média 19 partidas por ano. Uma outra parte da reportagem cita, por exemplo, números impressionantes sobre o desemprego.
“No Brasil, poucos clubes jogam muito e quase todos jogam muito pouco! Um estudo, feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV) para a Secretaria Nacional de Futebol do Ministério do Esporte, aponta que se todos os clubes que só jogam durante quatro meses por ano jogassem o ano inteiro, haveria a geração de 25 mil novos empregos e R$ 600 milhões por ano no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro”, diz trecho do site Lance.
Outra maneira de deixar os clubes em atividade por mais tempo é aumentar o número de divisões no Campeonato Brasileiro. O Brasil com essas dimensões e com mais de 210 milhões de habitantes não é possível ter apenas quatro divisões. Podemos citar três exemplos de países europeus muito menores em extensão e em população, mas muito superior no quesito futebol. Na Inglaterra há 22 divisões e sete mil clubes, na Alemanha, sete e 3,4 mil, na Espanha, nove e 3,2 mil.
Então, deixe a sua opinião proposta pelo canal Planeta Esportivo no Youtube.
TIMES AINDA EM ATIVIDADE EM 2024
SÉRIE A
Fortaleza
Bahia
Vitória
SÉRIE B
Sport
Ceará
CRB
SÉRIE C
Botafogo
Times que disputaram a Copa do Nordeste 2024 e estão parados
Maranhão, América-RN, River, Altos, Náutico, ABC, Juazeirense, Treze e Itabaiana
Pré-Copa do Nordeste 2024
Iguatu, Sampaio, Potiguar de Mossoró, Sousa, Confiança, Retrô, Ferroviário, ASA, Jacuipense, Moto e Santa Cruz
Pré-Copa do Nordeste 2025
CSA, ABC, Barcelona, Maracanã, Ferroviário, Botafogo, Santa Cruz-RN, Santa Cruz-PE, Treze, Juazeirense, ASA, Retrô, Fluminense, Moto, Maranhão e Sergipe
Copa do Nordeste 2025
Altos, América-RN, Ceará, Confiança, CRB, Sousa, Sport, Vitória, Sampaio, Bahia, Fortaleza, Náutico
Dos times que vão disputar a Copa do Nordeste 2025 apenas 7 estão em atividade
Ceará, Sport, Bahia, CRB, Fortaleza, Vitória e Botafogo