Com o objetivo de reforçar a segurança de milhares de visitantes esperados para a 64ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), que acontece de 1º a 8 de setembro, no Parque da Independência, em São Luís, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) preparou planejamento especial. Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, além do Centro Tático Aéreo (CTA), atuarão durante todo o evento realizando ações preventivas, ostensivas e repressivas.
A Polícia Militar (PMMA) estará presente com cerca de 150 agentes diariamente, realizando policiamento a pé, motorizado e a cavalo, tanto nas áreas internas quanto externas do parque. Equipes especializadas atuarão em dois turnos diários, das 16h às 22h e das 21h às 3h, para assegurar uma presença constante e pronta resposta a qualquer ocorrência. Para evitar transtorno viário, policiais também farão o ordenamento do trânsito nas proximidades do Parque da Independência.
A Polícia Civil (PC-MA) atuará em parceria com a PM e estará de prontidão para realizar atendimentos iniciais, registrar boletins de ocorrência e encaminhar suspeitos aos plantões policiais, quando necessário. Diariamente, uma equipe formada por delegado, investigadores e escrivães estará disponível para garantir a rápida solução de incidentes.
O Canil da PMMA e o Núcleo de Operações com Cães (NOC), ligado à Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), da PC-MA, auxiliarão no patrulhamento durante toda a programação, visando a apreensão de entorpecentes ou armas de fogo, prevenindo, assim, que este tipo de material adentre ao local do evento e comprometa a segurança dos participantes.
A Delegacia da Mulher também participará da operação, promovendo ações de conscientização sobre prevenção e combate à violência contra a mulher, reforçando a importância da proteção aos direitos femininos durante o evento. Equipes especializadas da rede de acolhimento farão panfletagem, mostrando a todas as mulheres a importância e necessidade de romper o silêncio em caso de agressão por parte de seus parceiros.
O Corpo de Bombeiros, por outro lado, terá aparato em efetivo e equipamentos. Ambulância para atendimento pré-hospitalar, viaturas de salvamento e de combate a incêndio estarão à disposição do público. No total, serão mobilizados 25 bombeiros militares, que permanecerão sob o comando de um oficial coordenador operacional do evento.
Já Centro Tático Aéreo (CTA) complementará a segurança com patrulhamento aéreo no entorno do parque, garantindo vigilância ampliada e capacidade de resposta em situações emergenciais.
Vale lembrar que as forças de segurança presentes na Expoema deste ano terão um espaço exclusivo, onde o público poderá buscar pelos serviços. Desta forma, ficará ainda mais fácil acionar os policiais ou bombeiros em caso de necessidade.
A Expoema, cujo tema desta edição é “Maranhão Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação: o agro maranhense para o mundo”, reunirá uma série de atrações para promover o desenvolvimento rural e movimentar o setor agropecuário, e contará também com mais de 20 shows de artistas regionais e nacionais. O evento é realizado pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), em parceria com o Governo do Estado.