Na tarde desta terça-feira (17), a Câmara Municipal de São Luís promove mais um capítulo do debate (antigo já) sobre um espaço no Centro da cidade para o comércio mais organizado dos camelôs. A ideia seria um shopping. O debate será em audiência pública marcada pra começar as 16h na sede do parlamento, no Centro Histórico.
Segundo anunciado pela própria Câmara, o debate tem por objetivo “discutir o cronograma municipal da prefeitura de São Luís para construção do Shopping do Comércio Informal”.
O encontro foi proposto pelo vereador Professor Pavão Filho (PDT) e será realizado no plenário Simão Estácio da Silveira.
Como é audiência pública, todo interessado pode participar e se quiser, pedir a palavra para sugestões, críticas, observações, enfim, o que achar pertinente.
Foram convidados para participar da audiência a secretária municipal de urbanismo e habitação (SEMURH), Érica Ramos; o subprefeito do Centro de São Luís, Maurício Itapary; o presidente do sindicato do comércio ambulante, Márcio Pinheiro; e representantes de classes dos vendedores ambulantes da capital.
Esperamos que desta vez saia do papel este assunto, que já vem sendo tratado na Câmara há anos. Em 2019, teve reunião de vereadores e demais autoridades municipais. A ideia que se desenhava era de um espaço implantado nas proximidades do Ginásio Costa Rodrigues, que teria nove lojas âncoras, que são aquelas lojas que costumam, as vezes só pelo nome, atrair o público, além de 987 boxes, justamente para alocar os vendedores que hoje estão com banquinhas espalhadas por ruas e praças do centro, e 270 vagas de estacionamento, o que atenderia a outro problema no Centro, espaço pro consumidor ter onde deixar seu veículo.
O projeto foi orçado, naquele período, por R$ 40 milhões. Seria custeado por meio de parceria público privada com contra partida da Prefeitura de São Luís. Se a obra fosse iniciada em 2019, o prazo inicial de entrega estava pro fim de 2020.