A Copa FMF 2023 está prevista para começar 4 de novembro e oito times vão disputar duas vagas para a temporada 2024: Série D do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Nesta edição, pela primeira vez é possível ter um Superclássico (confronto entre Moto x Sampaio).
O Moto Club é o vice-campeão do estado e vai jogar a Copa FMF pela segunda vez consecutiva pra tentar uma vaga no Campeonato Brasileiro. O time jogou o torneio seletivo ano passado e não conseguiu chegar à final, por isso não jogou a Série D este ano.
O Sampaio, que joga a Série B do Brasileiro, pela primeira vez vai ter que entrar na competição de fim de ano. O time não chegou sequer à final do Estadual 2023 e isso força o clube a buscar a vaga para a Copa do Brasil no torneio.
A Copa FMF tem ainda oriundos da Série A do Campeonato Maranhense de 2023: Chapadinha, Cordino, Iape, Pinheiro e São José.
O oitavo time vem da Série B do Campeonato Maranhense, que está no começo da disputa. Apenas o campeão da divisão de acesso garante vaga.
Estão jogando a Série B: Imperatriz, Bacabal, Tuntum, ITZ Sport, Timon, Tupan, São Luís e Santa Quitéria.
O Maranhão Atlético não joga a Copa FMF desta vez, já que por conta do título estadual de 2023 já garantiu um calendário completo para o próximo ano: Campeonato Maranhense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Campeonato Brasileiro.