A deputada estadual Cláudia Coutinho (PDT) apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Maranhão que se for aprovado, vai obrigar que todas as escolas públicas tenham em seu quadro um de profissional da psicologia para monitorar o ambiente escolar e ajudar a resolver questões mais tensas como bullying.
Diz o Artigo 2º do PL que “o psicólogo escolar terá a função de atuar junto às famílias, corpo docente, discente, direção e equipe técnica, visando a melhoria do desenvolvimento humano dos alunos, das relações professor-aluno, além do aumento na qualidade e eficiência do processo educacional, através de intervenções preventivas, podendo recomendar atendimento clínico, quando julgar necessário”.

Isso é importante de fato, tornar o ambiente escolar um cenário mais favorável a todos, inclusive àqueles que não tem bons exemplos dentro de casa, no âmbito familiar, e chegam na escola ou em outros espaços de convívio com os conceitos sociais completamente alterados, causando transtornos a todos os outros.
Um profissional da psicologia, dedicado a essa missão, pode ajudar a identificar estes problemas pra começar a ajudar a resolver com a participação de outros centros como autoridades judiciária, policial e também com a presença ainda maior dos conselhos tutelares neste apoio.
Isso pode fazer com que também o professor tenha uma carga menor de responsabilidade em outros afazeres, por mais que possa continuar contribuindo com a parte social dos alunos, mas aumente seu foco na matéria a ser passada em sala de aula.
