O presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Adriano Sarney, já tinha falado sobre o avanço que teria com o transporte alternativo de São Luís. Em entrevista ao Programa Panorama, da Rádio Mirante AM, dias depois de ter assumido a pasta, ele confirmou que não tardaria em conversar com representantes da categoria e cumpriu a promessa esta semana.
A reunião foi destacada pelo presidente nas redes sociais. O encontro foi realizado na quinta-feira. “Trabalhadores de 25 cooperativas participaram da reunião. Conversei com os trabalhadores sobre o plano de trabalho da MOB para o segmento e destacou estar compromissado em atender às reivindicações. Uma comissão de trabalhadores foi instituída para nova reunião”, disse Adriano Sarney.
O presidente do Sindicatos dos Transportes Alternativos do Estado do Maranhão, Gabriel Ferreira, disse que a reunião foi uma porta que se abriu para o próximo encontro, que deve reunir mais representantes da categoria. “Acertamos de fazer uma reunião na próxima semana com todas as cooperativas para traçarmos uma meta em cima das nossas reivindicações. A principal tem relação com a fiscalização das rotas”.
Em pauta devem estar a fiscalização por parte da MOB nas possíveis rotas, um terminal para o transporte alternativo, a entrada do sistema na bilhetagem eletrônica, entre outras demandas. Linhas de São Luís-Raposa está sendo pensada também.
Detalhe que em São Luís tem até lei já aprovada na Câmara de Vereadores, mas até hoje o transporte alternativo não foi regulamentado pela Prefeitura de São Luís. O ponto principal seria colocar as rotas disponíveis pro setor explorar e também integrar o transporte alternativo no sistema de bilhetagem eletrônica. Essa regulamentação passa pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).