
A campanha ruim do Moto no Campeonato Maranhense 2023 culminou com o drama de não depender só de si pra se classificar pra semifinal do segundo turno.
Com o empate em 1 a 1, entre Iape e Cordino, no Nhozinho Santos, na tarde dessa quinta-feira (16), o Moto chega na última rodada com a obrigação de vencer o Iape e torcer por um tropeço do Cordino, que vai jogar em casa contra o Chapadinha.
O líder do grupo e já classificado é o Maranhão, com sete pontos. O Cordino tem quatro, o Moto tem três e o São José, já rebaixado, não pontuou.
Neste segundo turno, os times jogam contra as equipes da chave oposta, por isso não há aquele confronto direto que costuma decidir classificação. Desta forma, a combinação pro Moto avançar é vencer pra chegar aos seis pontos e o Cordino ficar no máximo no empate, o que deixaria o time de Barra do Corda com cinco pontos.
Se o Moto avançar pra semifinal é praticamente certo que vai enfrentar o Sampaio, que está em primeiro na outra chave, o que seria o terceiro Superclássico do ano. E pela limitação apresentada no time até agora, não se vê um cenário tão diferente do apresentado nas outras duas partidas vencidas pelo Sampaio, por 2 a 0 e 3 a 0, respectivamente.
Ainda tem o caminho do rebaixamento, que o torcedor não quer nem imaginar. Mas se o Moto perder pro Iape e o Chapadinha surpreender o Cordino em Barra do Corda com uma vitória, fará o Moto terminar na sétima colocação e sendo o outro rebaixado na competição.
Se não se classificar, o clube vai se preparar mais uma vez pra jogar a Copa FMF, no segundo semestre, buscando o título pra poder escolher uma vaga entre Série D do Campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil de 2024. Provavelmente escolheria a Série D.
Detalhe é que essa Copa FMF aconteceria em meio ao processo de política interna do clube já que as eleições devem ser entre setembro e outubro.
Espera-se só que o Moto volte a ser administrado como uma agremiação de torcida e que é inegociável a formação de uma equipe competitiva, o que não se teve desde 2022. E dinheiro não faltou pra isso, uma vez que o Moto já foi campeão ou vice do estado com folhas salariais bem tímidas menores do que a atual.