“Maranhensidades: do Sertão ao Mar”, esse será o tema da palestra de abertura da pós-graduação em Gestão da Cultura Maranhense que acontecerá nesta sexta-feira (24) às 14h, na Escola de Governo do Maranhão (Egma). O palestrante será o professor doutor em Políticas Públicas pela Ufma, Antônio Fonseca dos Santos Neto, e a solenidade será aberta a todos os interessados.
A parceria entre a Egma e a Fundação da Memória Republicana (FMRB) possibilitou 50 vagas gratuitas na especialização para servidores público, do poder executivo, estaduais e municipais do Maranhão.
Após a aula inaugural, os alunos vão conhecer o projeto pedagógico do curso e iniciar o primeira disciplina que trará os ‘Fundamentos geo-históricos culturais do Brasil e do Maranhão’, conduzida pela professora mestre Gildete Dutra.
A solenidade de abertura também contará com apresentações culturais, exposições literárias e de artes plásticas na área de vivência da Egma.
Sobre a especialização
A pós-graduação em Gestão da Cultura Maranhense será gratuita e realizada na modalidade presencial, com duração de 13 meses e carga horária total de 360 horas/aula, divididas em aulas mensais nas sextas-feiras, aos sábados e/ou aos domingos. A previsão de término das aulas presenciais é início de 2025 e, em seguida, os alunos deverão desenvolver projetos de intervenção.
As disciplinas ofertadas serão fundamentos geo-históricos culturais do Brasil e do Maranhão; teorias da cultura e arte brasileira contemporânea; introdução a cultura maranhense e seus mestres da cultura; metodologia da pesquisa científica aplicada à cultura; antropologia e sociologia do Maranhão; governo, política e economia do Maranhão; políticas públicas e gestão de bens e projetos culturais no Maranhão; planejamento estratégico e avaliação de projetos e programas culturais, música, arte e literatura maranhense; turismo, folclore e gastronomia maranhense; religião e manifestações culturais no Maranhão; serviços públicos; tecnologias digitais; comunicação e marketing cultural e economia cultural e criativa.
O objetivo da pós-graduação é ser uma imersão na cultura e formar servidores públicos para aprimorarem competências e habilidades essenciais para pensar, articular, proteger e gerir a cultura de forma estratégica.