
O governador Carlos Brandão (PSB) disse em entrevista ao Bom Dia Mirante, da TV Mirante, nesta sexta-feira (24), que a Madre Deus ter ficado sem Carnaval oficial foi culpa do prefeito de São Luís, Eduardo Braide. Segundo o governador, a ideia era fazer o circuito tradicional da Madre Deus, mas a Prefeitura chegou antes e colocou placas e ornamentação, mas não deu o apoio que era esperado.
“A Madre Deus é o berço da nossa cultura e nós íamos fazer o carnaval lá, mas o prefeito assumiu o circuito, inclusive decorou lá com placas da Prefeitura. E nós tivemos uma linha de ética de não invadir o espaço onde o prefeito ia fazer o circuito. Só que não teve esse apoio que se esperava e não houve o Carnaval que a gente conhece da Madre Deus, Carnaval histórico. O berço da nossa cultura. Se tivessem deixado a gente conduzir o processo, não tenho dúvida que teríamos feito um grande Carnaval na Madre Deus”.
O secretário de Cultura de São Luís, Marco Duailibe, concedeu entrevista também nesta sexta-feira, na Mirante AM, no Abrindo o Verbo, com Juraci Filho. Ele foi questionado sobre o assunto e disse que não dava pra fazer tudo por conta da equipe pequena da Prefeitura.
“Nossa equipe é diminuta e não dá pra fazer muita coisa ao mesmo tempo. Então concentramos o pré-carnaval na Madre Deus e o Carnaval na Passarela do Samba. Fizemos cinco domingos na Madre Deus, que foi maravilhoso com a presença de brincadeiras de todo segmento no circuito”, disse o secretário.
O que chama atenção nisso tudo é a falta de sintonia entre governo e prefeitura, que pareciam ser aliados, mas não cantaram o mesmo samba nesse Carnaval. Outra coisa que me assusta é o secretário da Prefeitura de São Luís dizer que a estrutura é muito pequena pro tamanho do Carnaval de São Luís. Não parecia ser pequena em outra gestões. Faltou dinheiro (difícil), incentivo do prefeito (será?) ou competência mesmo pra distribuir as forças e dar conta do organização da festa em seus dois momentos, o pré e a festa propriamente dita?
Esse mesmo Carnaval, que a Prefeitura de São Luís diz não ter braços suficientes pra abraçar, foi a festa que movimentou muito dinheiro na cidade e fez os cofres do município arrecadarem mais, principalmente ISS. A própria prefeitura divulgou que São Luís “registrou alta na média de ocupação hoteleira para o período do Carnaval 2023. Segundo dados da Prefeitura, coletados pela Coordenação de Análise Mercadológica da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), a taxa para o período de 18 a 21 de fevereiro deste ano alcança a média de 69,47%, um crescimento de 13,47% em comparação ao ano de 2022″.
Sendo assim, é melhor dizer que o Carnaval não rolou na Madre Deus pelo fato de a Prefeitura ter se enrolado (mais uma vez). Espero que as secretarias conversem melhor a partir de agora, já que o São João está chegando.
Abaixo, o programa completo desta sexta-feira, que contou com a entrevista do secretário: