Empresas do setor de call center estão aderindo a uma relevante iniciativa para contratação de pessoas oriundas de programas assistenciais na região Nordeste do Brasil. Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) tem incentivado suas associadas a participarem do Pacto pela Inclusão Socioeconômica, criado no primeiro semestre de 2023 pelo Ministério, com o objetivo de gerar empregos e promover a inclusão socioeconômica dos brasileiros mais vulneráveis.

A ABT representa um dos setores que mais empregam no país, com 1,4 milhão de colaboradores. No Nordeste, é o maior empregador de mulheres e jovens em seu primeiro emprego nas 20 maiores cidades. Segundo dados da ABT, a região contabilizou 33.700 admissões no primeiro semestre de 2023. “Estamos intermediando conversas das associadas com o ministro Wellington Dias e sua equipe no propósito de aumentar a taxa de contratações de pessoas oriundas de programas como o Bolsa Família e registradas no Cadastro Único. O Nordeste é uma das principais forças de trabalho do país e encaramos esse movimento como impulsionador de uma prática que já é natural do nosso setor”, afirma Antonio Guilherme, presidente do conselho de administração da ABT, destacando também a não exigência de experiência prévia e a jornada de trabalho de seis horas – que permite a conciliação com os estudos – como fatores facilitadores à contratação do público do Cadastro Único.
Atualmente, estima-se que 30% dos postos de trabalho criados nos Telesserviços (que incluem SAC, Telemarketing e Cobranças) são preenchidos por pessoas oriundas de programas assistenciais. O objetivo é elevar essa taxa para 40% no Nordeste, a partir de alianças com os governos de todos os estados da região. O setor assinou o primeiro Pacto pela Inclusão Socioeconômica na região, no estado da Paraíba, em 27 de junho deste ano. No mesmo dia, a ABT informou ter celebrado 163 contratações dentro do escopo da parceria.
Sobre a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT):
Representante de um dos setores que mais empregam no Brasil, com cerca de 1,4 milhão de trabalhadores, a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), fundada em 1987, é pioneira em um mercado que impulsiona o crescimento do país. O segmento é um dos que mais contratam jovens, mulheres e negros, fomentando a diversidade em frentes distintas. Além de oferecer oportunidades de primeiro emprego, o setor apoia o crescimento profissional, por meio de convênios das organizações contratantes com instituições de Ensino Superior. A ABT reúne 19 empresas em 18 estados de todas as regiões do território nacional. Uma atividade que, com cada vez mais inovação e tecnologia, torna-se estratégica para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.